terça-feira, 15 de setembro de 2009

filme: HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO, Philippe Claudel

"Viver é afinar o instrumento: de dentro pra fora, de fora pra dentro", diz a canção.

Quando quero afinar minha vida de fora pra dentro, assisto a filmes. Mas bom mesmo é quando penso que já estou afinado e vem um filme, do nada, pra me afinar exatamente naquilo que eu estava precisando mesmo que eu ainda não tivesse percebido isso. Aconteceu comigo semana passada, quando entrei numa sala pra ver "Há tanto tempo que te amo", de Philippe Claudel.

É estranho falar desse filme porque, ao vê-lo, desejei não ter lido nada, absolutamente nada sobre ele antes de assisti-lo. Eu li apenas a sinopse, e talvez meu impacto tivesse sido ainda maior se não tivesse lido sequer a sinopse. Então eu simplesmente diria: "Vá vê-lo, sem informação prévia ou expectativa". Mas não funcionaria porque você já recebeu esse pouco de informação que estou dando e eu, de certa forma, já criei uma expectativa.

Então posso dizer que é um daqueles filmes em que os personagens são tão incomumente comuns e tão distanciadamente próximos que você tem vontade de viver com eles por alguns dias, participar de suas vidas, ver o que acontece depois que o filme acaba.

Vou contar, sem contar. Serei evasivo...

Tudo começa com uma irmã mais velha que é recebida na casa de uma irmã mais nova após uma longa ausência. Essa irmã mais velha, enquanto tenta arranjar trabalho na nova cidade, altera a rotina da casa de sua irmã mais nova, tendo uma relação conflituosa com seu marido e suas duas filhas. O conflito está cheio de medo e, à medida que o medo vai sendo vencido pela comunicação, começa a se estabelecer o amor naquela casa. Pronto, é isso. Mais não digo. Tem que ser visto. Com poucas informações e sem expectativa, insisto.

Se você não entende nada de francês, nenhuma palavra sequer, veja o trailer abaixo e comece a se acostumar com os rostos antes de vê-los na tela do cinema.




E bom filme!

2 comentários:

Carla Dias disse...

Sou super fã da Kristin Scott Thomas... E adorei a expectativa criada pela dica. Assistirei!

Carla Dias disse...

E assisti! Finalmente :)
O filme é muito bacana e os personagens realmente se tornam mais interessantes pela distância que há entre eles.
Adorei a dica!